Quem nunca brincou de telefone com/sem fio? Todos um dia já brincaram ou ouviram falar.
Na aula de física, o professor fez essa experiência com copo plástico e barbante, de princípio ele pensou que não funcionaria, era uma dúvida da maioria dos alunos também, mas testamos na sala de aula e vimos que dá certo sim!
Esse metódo funciona da seguinte maneira: a voz produz ondas sonoras, que dentro do copo fazem o fundo vibrar. Essa vibração é conduzida pelo barbante até a outra ponta, onde provoca uma vibração semelhante no fundo do outro copo, e novamente passando para o ar permite à pessoa do outro lado escutar sua fala.
Um ponto que tem haver com essa brincadeira, o telefone com fio, é a eliminação, definida como um processo que ocorre quando omitimos parte da informação recebida. É ela que, por exemplo, nos permite prestar atenção no que uma pessoa está dizendo e ignorar todos os demais sons existentes num local de muitos ruídos.
Obs: Ondas sonoras são as que possuem freqüência de vibração entre 20 e 20.000Hz, que naturalmente, são captadas e processadas por nosso sistema auditivo. Que se origina a partir de vibrações do ar que são captadas pelo tímpano com freqüência e amplitudes pré-definidas.