domingo, 27 de fevereiro de 2011

Calor e Temperatura

É importante fazer uma distinção entre calor e temperatura, já que muitos se confundem pensando ser a mesma coisa.
A parte da física que estuda o calor é a termologia. Estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento, resfriamento ou mesmo a mudança de estudo físico.
Calor é a temperatura em trânsito, ou seja é a energia que está sempre em constante movimento, sempre sendo tranferida de um corpo para outro, como por exemplo ao apertar a mão de alguém, uma estará mais fria e outra mais quente, ocorrendo uma tranferência até que os corpos igualem suas temperaturas, chegando então ao equilíbrio térmico.
Já temperatura, é o grau de agitação das moléculas que compõem os corpos.
Em um mesmo ambiente, podem ter várias pessoas morrendo de calor, e observam que uma minoria estão de casaco, achando que elas só podem estar doente, mas estão enganados, nem todos terão a mesma sensação que a do outro, então não podemos afirmar que está calor ou frio.

2 comentários:

  1. Olá!

    Achei que meu texto tinha ficado confuso, mas fico feliz em saber que não.

    Seu texto também está muito bom. Passou até a impressão de ser mais "fluído" de ler que o meu hehe.

    Abraços,

    Heinrich

    ResponderExcluir
  2. A tá, eu achei o seu mais fácil de compreender mas pelo menos vc achou que o meu está e eu o seu,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
    Para finalizar ambos estão excelentes :)
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir